sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filme Nº1: A Viagem á Lua (1902)

A Viagem á Lua (1902)
Voyage Dans la Lune
Georges Méliès

A nossa demanda começa com esta curta-metragem de 14 minutos.
Este é sem dúvida, quanto a nós, o primeiro filme de ficção cientifica e um filme "profeta", pois longe estava a Humanidade daqueles tempos de imaginar que algum dia o Homem poderia, realmente, "pisar" a Lua.
É sem dúvida um filme que qualquer cinéfilo tem que ver, pois apesar de ter sido realizado em 1902 com pouquissimos meios é um filme de qualidade, devido á "carolice" do genial Georges Méliès.
A cena fantástica e provavelmente a mais famosa da Lua a ser atingida pelo foguetão, os "exploradores" a fugirem dos habitantes hostis daquele Planeta... enfim, um filme que entreteve bastante.
Este foi um filme que conseguimos obter rapidamente e é um bom filme para ser adicionado a uma colecção.

4 comentários:

  1. Georges Méliès que é considerado o pai dos efeitos especiais, e que trabalhou a par com os irmãos Lumière. Já vi o filme.

    One down! Quantos são ao todo?

    Até!

    ResponderEliminar
  2. 1079 por enquanto, no final devem ser uns 1200...

    ResponderEliminar
  3. Um clássico! Mas lembra-me sempre o video "Tonight, Tonight" dos Smashing Pumpkins... :-)

    ResponderEliminar
  4. Trata-se do que é considerado o primeiro filme de ficção científica. Com uma duração imensa para a época, foi um avanço técnico, tanto na cinematografia como no argumento. É o mais antigo filme que já vi no cinema. Vi na Cinemateca numa sessão com mais dois filmes do Méliès. Durante anos, conhecia a imagem da Lua com o foguetão espetado no olho e esperava poder um dia ver o filme. Com o advento da internet tudo isto se tornou fácil.

    ResponderEliminar