quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Filme Nº51: A Oeste Nada de Novo (1930)

A Oeste Nada de Novo (1930)
All Quiet on the Western Front
Lewis Milestone 

O elemento feminino desta dupla estava algo receosa por ver este filme, porque já tinha lido a obra de Erich Maria Remarque (por esta ser bastante explicita e muito depressiva), mas ficou satisfeita com a versão cinematográfica.
Um filme brilhante de guerra (a acção passa-se durante a 1ª Grande Guerra) onde jovens são aliciados a alistarem-se para irem para a frente de guerra. Iludidos com a suposta fama de serem futuros heróis, não imaginam o verdadeiro terror que os espera (fome, morte,...).
Cenas marcantes, como por exemplo: a cena da metralhadora (faz com que o espectador sinta que está na pele do soldado que dispara); o destino cruel de quem calça as tão pretendidas botas de couro; Paul com o soldado francês que ele assassinou (e ele teima em não morrer); o final com a mão a tentar chegar á borboleta.
Um filme extremamente magnifico, que mostra bem a crueldade da guerra.

2 comentários:

  1. Baseado no romance homónimo de Erich Maria Remarque, A OESTE NADA DE NOVO dá-nos um retrato realista e cruel da I Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, constitui-se como um libelo anti-militarista que ainda hoje não nos deixa indiferentes. Por outro lado, em termos técnicos, é interessante ver como se tinha evoluído desde as encenações das batalha da Guerra Civil Americana apresentadas por Griffith em BIRTH OF A NATION. Spielberg afirmou ter-se baseado neste filme para a criação do seu SAVING PRIVATE RYAN.
    9/10

    ResponderEliminar
  2. Não vi o filme, quiçá porque porque, tal como "o elemento feminino desta dupla", li o livro e fiquei marcada... Mas diga-se que a obra do Remarque é excelente!

    ResponderEliminar