sábado, 28 de janeiro de 2012

Filme Nº107: O Pecado das Mães (1937)

O Pecado das Mães (1937)
Stella Dallas
King Vidor 

O último filme de King Vidor desta lista, conta-nos a história de Stella (Barbra Stanwyck), uma jovem que quer subir na alta sociedade e consegue-o através de Stephen Dallas (John Boles) com quem consegue casar. Depois de ter a filha Laurel, acabam por se separar pois ela não tem noção do ridiculo.
Acaba por se dedicar á educação da sua filha e quando esta chega á adolescência, começa a conviver mais com o pai e com a namorada deste - também esta da alta sociedade - sentindo-se em casa e cada vez mais afastada de sua mãe, até ao dia em que esta envergonha-a em frente dos seus amigos e nada vai voltar a ser o que era.
Apercebendo-se disso, Stella decide afastar-se definitivamente da filha para que esta fique com o pai, num verdadeiro acto de altruismo.
Filme dramático, mas bastante bom e com cenas muito crediveis e tocantes.
A cena mais tocante é sem dúvida, a de Stella a assistir ao casamento da própria filha do lado de fora da janela, sem nunca poder estar na cerimónia para bem da filha - muito comovente e uma das cenas mais fortes do filme, isso é incontestável.
Stanwyck está simplesmente grandiosa neste filme e encarnou Stella na perfeição.
Filme muito bom e que deve ser visto.

1 comentário:

  1. Trata-se dum dos primeiros exemplos da temática comum nas soap operas. Uma mulher casa acima da sua condição social e após o inevitável divórcio, dedica a sua vida a cuidar da filha. Mas quando esta cresce, fica maravilhada pela vida luxuosa e glamorosa do pai e sente-se envegonhada pela falta de educação da mãe. Então esta sacrifica-se pela felicidade da filha e afasta-se, vendo o casamento da filha por uma janela da mansão, na cena final.
    É portanto um filme sentimentalão, a puxar à lágrima. Não é um mau filme, mas a temática é pouco interessante e bastante datada.

    ResponderEliminar