sábado, 28 de maio de 2011

Filme Nº3: O Nascimento de Uma Nação (1915)

O Nascimento de Uma Nação (1915)
The Birth of a Nation
D.W. Griffith

Outro filme que foi fácil obter, desta vez um filme com 3 horas de duração.
Este épico é bastante duro, com ideias extremistas em relação ao racismo.
Faz da Ku Klux Klan, uma organização salvadora e os únicos capazes a pôr fim ao "mal" que existe na América daquela época conturbada.
A banda sonora orquestral está fantástica e uma das cenas que mais nos marcou foi o assassinato de Abraham Lincoln.
A cena que foi menos conseguida, foi a queda de um penhasco da irmã mais nova e a sua morte  (faz lembrar a Claire dos "Heroes" a atirar-se de um penhasco abaixo), quando esta se vê encurralada entre uma morte certa (atirar-se do penhasco) e um destino incerto (o homem negro que a encurrala). A morte dela não é nem um pouco convincente.
Tirando a carga racista/negativa do filme, este é sem dúvida muito bom.

2 comentários:

  1. apesar da fabulosa sequência da morte de A. Lincoln hoje é um filme datado e com uma forte carga racista. o final também é demasiado lamechas.
    Mais interessante e épico é o filme Cabiria (apesar dos seus também muitos defeitos)

    ResponderEliminar
  2. O filme base para o cinema tal como o conhecemos hoje. As técnicas narrativas que Griffith inventou, o grande plano dramático, a montagem paralela, o suspense através do salvamento no último minuto, bem como outras técnicas como o travelling, estão todas aqui, nesta obra-prima. Só é pena que este primeiro épico histórico esteja ligado à difusão duma ideologia tão execrável com o racismo. A visão dada aqui do problema racial é péssima.

    ResponderEliminar