domingo, 29 de maio de 2011

Filme Nº4: Os Vampiros (1915)

Os Vampiros (1915)
Les Vampires
Louis Feuillade

Este filme é o único que nós vimos antes deste desafio (na semana passada, daí não o revermos agora). Levou-nos 3 dias para o ver devido a ter 7 horas e 20 minutos. Ele está dividido em 10 partes, o que torna mais fácil em vê-lo, como se de uma série se tratasse.
Ficámos surpreendidos pelo filme estar tão bem feito e pensámos, inicialmente, que iria ser bastante dificil vê-lo, o que não foi de todo a realidade. Apesar de ser longo, foi um prazer vê-lo.
A vilã Irma Vep (anagrama de Vampire) é um vilã e pêras, fazendo até com que o suposto "verdadeiro" vilão "O Grande Vampiro", não ter tanto destaque.
Quanto a nós, o mesmo acontece com o herói. Guérande acaba por aos poucos perder o protagonismo para o cómico Mazamette.
Acrobacias fantásticas - os vilões fogem quase sempre pelos telhados de Paris e descem/sobem pelos canos dos prédios.
Passagens secretas, canhões gigantescos, bebidas envenenadas,... enfim, tudo a que temos direito e muito mais.
Filme magnifico que, sem dúvida, aconselhamos todos a verem.

2 comentários:

  1. Nunca vi o filme... mas conheço a personagem da Irma Vep! :-)

    ResponderEliminar
  2. Filme em dez partes, que se pode considerar com o pai de todas as séries. Para além disso, é estranho, um pouco onírico. Os vampiros são um grupo de criminosos que se servem de passagens secretas, tintas envenenadas, gases mortais, hipnotismo e outras técnicas semi-obscuras. Desta forma, o filme agarra-nos não tanto pela fluidez narrativa ou pela técnica cinematográfica, mas mais pelo mistério e inventiva.
    9/10

    ResponderEliminar