quinta-feira, 16 de junho de 2011

Filme Nº 9: Dentro dos Nossos Portões (1920)

Dentro dos Nossos Portões (1920)
Within Our Gates
Oscar Micheaux

Este filme de Oscar Micheaux, foi talvez o primeiro feito por um realizador afro-americano e fala sobre os negros na América - através de uma história.
Talvez o primeiro filme que nós achámos muito parado ( talvez não tivesse tido muitos apoios financeiros pelas razões óbvias).
Os actores provavelmente amadores (se não eram, pareciam), a história não conseguiu mesmo nada cativar-nos.
 O único ponto positivo, seja talvez, vermos a história dos negros na América, vista através dos olhos de um negro e não de um branco (como habitualmente se fazia).

2 comentários:

  1. Eu estou a fazer o mesmo que vocês, mas sem horizonte temporal. Já vou é um bocado mais avançado, porque comecei há mais tempo. O último que vi foi.
    Este foi dos mais difíceis de arranjar e tem apenas um interesse histórico.

    ResponderEliminar
  2. Eu estou a fazer o mesmo que vocês, mas sem horizonte temporal. Já vou é um bocado mais avançado, porque comecei há mais tempo.
    Este foi dos mais difíceis de arranjar e tem apenas um interesse histórico. O mais antigo filme que se conhece, realizado por um negro, é um poderoso libelo contra as injustiças a que estavam sujeitos os negros americanos do pós I Guerra Mundial.
    É um filme de propaganda, feito como resposta a BIRTH OF A NATION. Mas se os motivos são muito estimáveis, a sua realização é fraca. O filme nunca nos agarra, é mal interpretado, é demagógico, as personagens são mais que estereotipadas e o argumento é pouco interessante. Salva-se o seu valor histórico. Mas está tudo a anos-luz de Griffith.

    ResponderEliminar