domingo, 2 de outubro de 2011

Filme Nº55: Drácula (1931)

Drácula (1931)
Dracula
Tod Browning
 
Revimos este clássico do terror de Tod Browning e ficámos com a mesma impressão - poderia ser melhor.
Já todos conhecemos a história de Drácula, mas para quem anda distraido aqui fica: Renfield, um agente imobiliário pensa ter um negócio com o Conde Drácula e acaba por ser uma das suas vitimas. Drácula vai para Londres e decide que Mina será a sua próxima vitima, mas o seu noivo e Van Helsing vão fazer de tudo para que Drácula não consiga os seus intentos.
Bela Lugosi está espectacularmente bem no papel de Drácula e Dwight Frye como o insano Renfield (comedor de moscas e afins).
Temos cenas memoráveis, mas algumas patéticas também - vermos os fios a segurar o morcego que voa e o final que poderia e deveria ter sido bem melhor.
Fica sempre a sensação de que este filme poderia ter sido mais bem aproveitado (perdoem-nos os fãs do mesmo).

2 comentários:

  1. O filme que deu origem a um género. Foi este filme de Tod Browning, com Bela Lugosi no papel do vampiro Dracula que originou, no cinema, o mito dos vampiros. E muitos dos inúmeros Draculas realizados até hoje vão beber a este Dracula original (no cinema sonoro, pois no mudo já tinha havido NOSFERATU) muitas das suas influências.
    No entanto, o filme, visto hoje, tem imensas incoerências, saltos de argumento e outras incorrecções. Mas é um clássico e o responsável pela introdução dum género de cinema: o Fantástico da Universal.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de filmes de vampiros (mas nada de "Twilights" e afins!) e este é, de facto, básico mas vale pelo Bela Lugosi.

    ResponderEliminar