domingo, 15 de janeiro de 2012

Filme Nº104: Lobos do Mar (1937)

Lobos do Mar (1937)
Captains Courageous
Victor Fleming 

Primeiro filme de 1937 desta lista é realizado por Victor Fleming, é este “Lobos do Mar”, que nos conta a história de Harvey, um menino rico e mimado que quer tudo à sua maneira e de um humilde pescador português chamado Manuel .
Tudo começa quando Harvey está num paquete depois do seu pai querer ficar mais tempo com ele para lhe ensinar que o dinheiro não compra tudo e nem é tudo na vida. Harvey cai borda fora e é “pescado” por Manuel, que vai ensinar ao menino mimado o verdadeiro significado da palavra amizade, não sem antes o mesmo mandar aqueles pescadores seguirem o paquete de onde caiu e dar muitas chatices pelo meio, por não querer ficar ali, sempre chantageando os pescadores que o pai é muito rico e tem poder para mandar em todos eles.
Um filme muito bom, mas que ás vezes revolta-nos por Harvey ser tão mimado e tem um final bastante triste, com a morte de Manuel.
Freddie Bartholomew e Spencer Tracy estão muito bem nos seus papeis e o filme de aventuras ao estilo “familiar” é bastante interessante. Sem dúvida, que se deve ver.

2 comentários:

  1. Este magnífico filme, baseado no romance de Rudyard Kipling, é um dos melhores filmes para crianças produzidos pelos estúdios de Hollywood.
    Alternando a comédia com o drama, e pretendendo ser um veículo de ensinamento de valores morais, é pena que a parte final puxe à lágrima fácil e se perca um pouco o discernimento.
    De resto, é notável. As interpretações de Spencer Tracy, Lionel Barrymore e do pequeno Freddie Batholomew são excelentes e as cenas de alto mar dum realismo raras vezes atingido.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso deste blog, e a vossa iniciativa é fascinante!
    Mas tenho de ter cuidado quando leio os vossos textos a filmes que ainda não vi, contam alguns "spoilers"! :)

    ResponderEliminar