terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filme Nº31: Aurora (1927)

Aurora (1927)
Sunrise: A Song of Two Humans
F.W. Murnau 

O terceiro filme de F.W. Murnau, que nos conta a história de um  trio amoroso - e como todos sabemos numa relação, um é pouco, três já são demais - e é o que acontece neste filme.
O protagonista e a amante deste concebem um plano, para que este mate a sua esposa inocente, mas quando ele decide cometer esse acto ela apercebe-se e a ele dá-lhe um golpe de consciência (como se saído de um transe) e conclui que ainda a ama.
Os dois fazem as pazes e quando, tudo parecia bem, eis que ela (numa tempestade) afoga-se (aparentemente) e ele decide tentar matar a amante, num acto desesperado - pois para ele, a amante foi toda a causadora destes incidentes.
Não dizemos mais, porque achamos que o filme vale a pena ser visto.
É uma delicia romântica, com toques de drama e alguns requintes de malvadez, mas sem dúvida, que Murnau esteve muito bem.

1 comentário:

  1. Um dos mais belos filmes da história do Cinema. O primeiro filme americano de Murnau é uma história de amor e reconciliação. O realizador emigrou para a América com a promessa de orçamentos generosos e total controle artístico, e deu-nos uma bela história de amor, com imagens inspiradas na sua formação expressionista, mas incorporando uma névoa do mais trágico melodrama, resultando numa fotografia única e arrebatadora. Apesar de melancólico e soturno, o filme é também uma obra cheia de esperança e humor, imersa em luz. As interpretações são de uma subtileza soberba e, ao mesmo tempo, de uma expressividade marcante, até porque Murnau raramente utiliza painéis de diálogo, preferindo manipular as imagens de uma forma inédita na altura, recorrendo a artifícios notáveis de sobreposição de frames, utilização de maquetas, entre muitos outros. A própria utilização do som mostra já a transição do cinema mudo para os primeiros talkies anos depois.
    9/10

    ResponderEliminar