domingo, 2 de outubro de 2011

Filme Nº58: O Inimigo Público (1931)

O Inimigo Público (1931)
The Public Enemy
William A. Wellman 

Mais um filme de gangsters, desta vez "O Inimigo Público" de William Wellman.
Conta-nos a história de Tom e sua ascensão no mundo do crime. É um filme baseado num caso veridico, mas com nomes ficticios - assim diz o prólogo.
Tem tudo o que um bom filme deste género tem: suspense, assassinatos, traições, mulheres bonitas,...
Um filme muito bom, com uma excelente interpretação de James Cagney e um filme a ver.

2 comentários:

  1. O filme que lançou James Cagney para o estrelato, na sua interpretação do frio e cruel gangster Tom Powers. O filme insere-se num género popular nos anos 30: o filme de gangsters, em que se faz uma certa apologia escondida do rapaz pobre que chega a criminoso poderoso, aproveitando as oportunidades que a vida lhe dá e principalmente, a triste "Lei Seca".
    Embora o argumento não seja nada de especial, o modo como o realizador William Wellman consegue transmitir a frieza de carácter do protagonista e como retrata a decadência e o desespero, lança uma nova luz sobre o filme. Uma cena memorável é aquela em que Tom Powers se vai vingar do gang rival. Primeiro vê-mo-lo sob a chuva, com o seu olhar assassino. Depois ele avança até ao bar onde estão as suas vítimas e nada vemos. Só ouvimos os tiros, os gritos, os gemidos. Depois, vemos James Cagney sair, cambaleando, atingido, arrastando-se para fora dali.
    8/10

    ResponderEliminar
  2. Um clássico! E eu, quando era miúda, adorava o James Cagney, não sei porquê! :-)

    ResponderEliminar