segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Filme Nº60: A Cadela (1931)

A Cadela (1931)
La Chienne
Jean Renoir 

O primeiro filme do realizador Jean Renoir nesta lista, conta-nos a história de Legrand, um homem de meia idade, infeliz com a vida que tem e conhece Lulu, uma prostituta que o explora, obrigada pelo seu proxeneta Dédé.
Quando Legrand, certo dia, chega a casa dele e Lulu e encontra-a com Dédé, ele assassina-a posteriormente e Dédé é que vai ser acusado desse homicidio.
O filme em si, é bastante lento, apesar de ser interessante, mas para sermos sinceros não foi um filme que nos tenha cativado muito.
Fica aqui o conselho para que vejam somente se tiverem essa curiosidade.

1 comentário:

  1. O primeiro filme significativo de Jean Renoir é um melodrama intenso que deu origem a um remake de Fritz Lang, ALMAS PERVERSAS, um excelente film noir dos anos 40.
    Um homem de meia-idade, Legrand, caixa de uma loja de malhas e segundo marido de uma mulher de péssimo feitio, tem por única paixão a pintura.
    Uma noite, na rua, protege uma jovem, Lulu, do seu amante bêbado e apaixona-se por ela. A partir daí torna-se seu amante e financiador. O que ele não sabe é que ela o ridiculariza e explora e mantém relações com o antigo amante, Dede, um gigolozito de Paris.
    Todo o dinheiro que Legrand dá a Lulu vai parar às mãos de Dede.
    O drama desenrola-se à volta deste trio e vai ter o seu desenlace quando Legrand descobre que é enganado.
    Um excelente começo para a década de ouro de Jean Renoir, que nos apresenta aqui os seus temas típicos, a crítica à burguesia e à moralidade dominantes, embrulhados em papel de policial.
    8/10

    ResponderEliminar