segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Filme Nº83: A Atalante (1934)

A Atalante (1934)
L'Atalante
Jean Vigo 

O último filme de Jean Vigo (pois faleceu muito novo), conta-nos a história "estranha" de amor entre Jean e Juliette, ele um marinheiro que pertence á tripulação de um barco, o "L'Atalante" e leva Juliette para o mesmo.
Da tripulação consta, um jovem e o piloto Père Jules - um homem muito peculiar.
A história de amor é o principal e vai tendo como cenários os rios e canais franceses e a bela Paris, onde a história leva uma reviravolta devido aos ciúmes possessivos que Jean tem.
O filme até pode ser muito conceituado, mas achámos o filme bastante estranho e digamos que o personagem de Père Jules é bastante incómodo de certa forma.

1 comentário:

  1. O cerne do filme é quase como um conto de fadas. Jean, dono da barcaça L’Atalante, casa-se com Juliette e os dois vão viver navegando pelos canais de Paris. Apesar de terem uma forte ligação erótica, o relacionamento limitado àquele pequeno espaço torna-se difícil para a rapariga que, seduzida por um vendedor ambulante, acaba fugindo para descobrir os prazeres da vida na cidade grande. Desesperado, Jean é prontamente socorrido por père Jules - seu imediato e uma espécie de fada-madrinha burlesca - que sai em busca de Juliette pelas ruas de Paris.
    A partir de um argumento bastante comum, resta à imaginação de Vigo rejeitar o moralismo para não cair na pieguice tão recorrente nesse tipo de filmes. O seu olhar, fortemente marcado pelo surrealismo, combina momentos de estranha graça, conferidos pelas súbitas mudanças de humor de Dita Parlo (como Juliette) e a presença marcante de Michel Simon (como père Jules).
    7/10

    ResponderEliminar