quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Filme Nº30: Metrópolis (1927)

Metrópolis (1927)
Metropolis
Fritz Lang
 
Quanto a este filme, de dizer que a Gema foi revê-lo e o Pedro viu-o pela primeira vez e ficou de boca aberta. 
Um filme futurista que relata a (má) relação entre patrão e trabalhadores (explorados), mas vai mais além, trata da importância de um mediador entre os mesmos - entre mãos e cabeça, o coração deve mediar os dois - aliás é com esta frase que o filme termina.
Cenários magnificos, história muito boa, os actores estão soberbos, principalmente, Maria - duas: uma é real e a outra uma máquina (Homem-Máquina) e a actriz consegue com o seu corpo distingui-las.
Sem dúvida que este filme é espectacular, porque muitos se inspiraram nele, como por exemplo, George Lucas inspirou-se no Homem-Máquina para construir C-3PO e os Queen inspiraram-se neste filme para o seu videoclip "Radio Ga Ga" (tendo inclusivé, no fim do video, agradecido ao filme pela inspiração).
Nada mais a dizer, senão que é excelente.

2 comentários:

  1. Eu vi o filme há muito tempo, achei interessante mas nada de especial...

    ResponderEliminar
  2. Obra prima de Fritz Lang, ainda integrada no chamado "Expressionismo Alemão". Filme metáfora sobre a luta de classes, METROPOLIS ainda hoje divide opiniões quanto à sua natureza política. Acusado de capitalista por uns e de comunista por outros, parece mais advogar um meio termo que estaria no corporativismo ou no humanismo cristão. No entanto, parece que Hitler gostava muito do filme e pode-se perceber porquê: a terceira via proposta no filme, o famoso "mediador", podia ser ele próprio e o nacional-socialismo.
    Os cenários são de uma grandiosidade arquitectónica arrebatadora e tal como a figura ginóide do robot são hoje imagem de marca de toda a ficção científica.
    8/10

    ResponderEliminar