segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Filme Nº101: Veneno Europeu (1936)

Veneno Europeu (1936)
Dodsworth
William Wyler 

Um filme que nos fala sobre o casamento, traições, envelhecimento (o não querer envelhecer).
A história é a de Dodsworth, um magnata da industria automóvel que decide reformar-se e conhecer a Europa com a sua mulher - aliás isto é tudo obra dela.
Assim fazem, mas Fran não quer envelhecer e voltar para casa, pois deslumbra-se com os flirts.
Dodsworth volta sozinho e ela envolve-se. Decidem-se divorciar, as coisas não correm bem para ela, quer voltar para ele, mas ele está farto dela. Ele fica com quem o ama.
Um final feliz, mas o filme é quase todo, extremamente, irritante, pelo simples facto de ver Dodsworth tão frouxo perante Fran - aliás só a enfrenta mesmo no fim do filme - mas ainda assim é muito bom.

1 comentário:

  1. Este fime tem uma virtude maior. Centra-se na vida e nos problemas de pessoas de meia-idade. Algo hoje muito arredado das salas de cinema. E fala-nos também do modo como os americanos viam a Europa, o local das suas raízes, uma espécie de ninho de uma nostalgia genética e também o local da tentação do supérfluo disfarçado de autenticidade.
    É um filme denso e de grande complexidade moral, com um tom doce-amargo e com personagens nada lineares, repletas de cambiantes psicológicas e dramáticas.
    Foi uma agradável surpresa, pois não esperava grande coisa do filme.

    ResponderEliminar