quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Filme Nº29: A Grande Parada (1925)

A Grande Parada (1925)
The Big Parade
King Vidor
 
O primeiro filme desta lista do realizador King Vidor. 
Um filme com uma mistura de comédia e drama e que nos conta a história de um jovem rico que se alista na 1ª Grande Guerra e vai para França lutar. Acaba por se apaixonar por uma francesa e a guerra acaba por os separar.
As cenas de comédia quando o herói e os seus dois colegas bem alegres estão alojados em Champillon, são extremamente divertidas.
Depois temos a vertente dramática, pois de uma guerra se trata (o que por vezes nos esquecemos no inicio do filme, por ter cenas tão engraçadas), quando eles, efectivamente, vão para a Frente de Batalha e ele perde os seus amigos e a sua perna.
A verdadeira parada que dá nome ao filme é a de uma coluna militar que desfila rumo á guerra.
Um filme deveras interessante, muito bem feito, com uma história muito boa e com actores bastante crediveis. Sem dúvida um filme que aconselhamos a ver.

1 comentário:

  1. Um dos mais famosos filmes americanos do tempo do mudo, e também um dos maiores êxitos de bilheteira do seu tempo.
    Mais do que um filme de guerra anti-belicista, A GRANDE PARADA é uma história de amor que se desenvolve num cenário de guerra.
    O filme começa em tom de comédia (o encontro do soldado americano com a jovem francesa) para se encaminhar para o filme de acção (as notáveis cenas de batalha, onde o cigarro é o último companheiro do moribundo) e culminar no mais puro melodrama.
    8/10

    ResponderEliminar