domingo, 13 de novembro de 2011

Filme Nº82: Triunfo da Vontade (1934)

Triunfo da Vontade (1934)
Triumph des Willens
Leni Riefenstahl 

Um documentário de propraganda nazi, acerca das "maravilhas" do Nacional Socialismo, onde estão lá todos - Goebbels, Himmler, Speer, entre muitos outros e como não podia deixar de ser o "Deus todo-o-poderoso", Adolf Hitler.
Mostrar a pujança dos jovens e dos homens que o seguem, engradecer a Alemanha e os Alemães (puros) - no fim, uma nota de salientar, os milhares de pessoas que participaram neste comicio em Nuremberga (é de tirar a respiração) - e acaba por ser irónico, que esta cidade tenha sido anos depois palco dos famosos julgamentos aos apoiantes do Terceiro Reich.

1 comentário:

  1. Considerado o pai dos filmes de propaganda e talvez o melhor feito até hoje. A sua importância e perenidade é tal, que ainda hoje só pode ser exibido na Alemanha em condições muito especiais.
    A encenação, os meios técnicos postos à disposição, os planos invulgares, os ângulos de câmara engenhosos, a composição artística, a montagem de ritmo implacável, tornaram este filme de Leni Riefenstahl e a sua autora muito famosos. Só é pena que, tal como acontece com NASCIMENTO DUMA NAÇÃO, a ideologia defendida seja tão execrável.
    8/10

    ResponderEliminar