segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filme Nº48: A Idade de Ouro (1930)

A Idade de Ouro (1930)
L'Âge d´Or
Luis Buñuel

"Depois de "Un Chien Andalou" nada nos poderá surpreender" - como estávamos enganados, quando o dissemos, após o visionamento daquela curta.
Luis Buñuel oferece-nos um filme extra surreal, dividido por episódios (um mais estranho que o outro) mas sempre interligados.
Imagens que ficam bem marcadas na nossa memória: os bispos mumificados; a intérprete principal a chupar um dedo de uma estátua; o protagonista a chutar um cão e a esmagar uma carocha; a vaca na cama; ... enfim, um filme á la Buñuel, sem dúvida alguma.
Sendo super estranho e algo bizarro, deveriamos ter detestado, (ainda ficámos com aquela sensação incómoda), mas de certa forma, até foi bastante interessante vê-lo.

1 comentário:

  1. Segundo filme surrealista de Luis Buñuel, A IDADE DE OURO é muito melhor que UN CHIEN ANDALOU. O filme está melhor construído, tem uma sequência de argumento com vinhetas mais ou menos relacionadas, tem uma ironia fantástica e algumas imagens inesquecíveis de crítica social. Por isso, a polémica foi tão grande à data da sua primeira exibição e durou por mais de 50 anos. As imagens da vaca em cima da cama, o discurso do homem de chapéu alto na praia, o bispo a ser atirado pela janela, seguido duma girafa, estão gravadas na minha memória.
    8/10

    ResponderEliminar