sexta-feira, 29 de julho de 2011

Filme Nº22: Aves de Rapina (1924)

Aves de Rapina (1924)
Greed
Erich von Stroheim

Vimos a versão de quatro horas (a que utiliza fotogramas pelo meio) em vez da versão mais curta (a que o livro aconselha).
Este filme de Stroheim é bastante pertubador desde o inicio até ao fim e mostra muito bem o que é que a ganância e a avareza muito bem combinadas podem fazer.
Conta a história de Mac, um dentista que se apaixona por Trina (cena algo bizarra) e como Marcus (um amigo de ambos) aceita o casamento destes até saber que Trina ganha a lotaria.
A partir daí é só descer - Marcus denuncia Mac por este não ser dentista a sério; Trina fica obcecada com as moedas de ouro e passa fome só para não as gastar; Mac passa a ser alcoólico e maltrata Trina até a matar;...
A cena final é entre Mac e Marcus num cenário que não podia ser melhor - o Vale da Morte (Death Valley) - que pronuncia o único fim possivel para estes personagens.
Também gostamos da cena entre os pássaros e o constante ataque do gato - associando assim os protagonistas a estas cenas.
Mais um filme interessante que aconselhamos a ver.

1 comentário:

  1. Um filme mítico de Stroheim, que na sua versão original tinha 9 horas de duração. Claro que a MGM obrigou a um corte substancial e acabou por não ser o realizador a fazer a montagem final, com pouco mais de duas horas. O filme mostra muito bem a decadência que a ganância provoca, vendo-se nos rostos de McTeague e de Trina essa progressiva deterioração humana. A cena final no Death Valley é imponente e calcula-se o sofrimento de toda a equipa a filmar naquelas condições durante dias e dias.
    8/10

    ResponderEliminar