quarta-feira, 29 de junho de 2011

Filme Nº18: Esposas Levianas (1922)

Esposas Levianas (1922)
Foolish Wives
Erich von Stroheim

Este filme "Foolish Wives" deveria chamar-se antes "Foolish Women", pois o personagem principal e também ele o vilão, o Conde Karamzin (Erich von Stroheim) engana, não só uma esposa, como qualquer mulher que se lhe atravesse no caminho.
Este vilão e as suas "primas" não olham a meios para conseguir os seus objectivos: ganhar dinheiro.
Adorámos a ousadia de Stroheim ao pôr "publicidade" ao seu filme, dentro do próprio filme, quando vemos o título do livro que Mrs. Hughes (Miss DuPont) está a ler.
Nada mais, nada menos que... "Foolish Wives" de Erich von Stroheim - genial!!!!
É um filme bastante interessante que também aconselhamos a ver.

1 comentário:

  1. Um filme mordaz sobre a moral e os costumes, onde sobressai o génio e o temperamento de Erich Von Stroheim, um dos mais rebeldes cineastas de Hollywood.
    O Conde Karamzin (Stroheim), um pseudo-aristocrata sem escrúpulos, vive de esquemas e burlas no meio da alta sociedade de Monte Carlo. O seu próximo alvo é a esposa mal-amada de um diplomata americano. O humor mordaz, insensível e cruel deste filme de Stroheim, torna-o um dos mestres da ironia no cinema. Aliás, Stroheim ficou conhecido como "The man you love to hate".
    Originalmente o filme tinha de mais de oito horas de duração e por imposição da produtora, teve o seu tempo de duração drasticamente reduzido. Aliás, a luta entre Stroheim e o produtor Irving Thalberg ficou para a história. Também é histórico o facto deste ser o primeiro filme que custou mais de um milhão de dólares.
    6/10

    ResponderEliminar