segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Filme Nº47: O Anjo Azul (1930)

O Anjo Azul (1930)
Der Blaue Engel
Josef von Sternberg

"O Anjo Azul" conta-nos a história de Lola Lola (a bela Marlene Dietrich) uma cantora de cabaret que arrebata os corações pelas cidades por onde passa (actua).
Immanuel Rath, é um desses (in)felizes que acaba por sucumbir aos encantos desta e isso vai custar-lhe a sua reputação imaculada (um professor altamente respeitado não pode apaixonar-se por uma cantora de cabaret).
A partir daí, nós, os espectadores, assistimos na primeira fila ao seu declinio culminando no ponto mais baixo da sua vida, quando tem de fazer de palhaço (no espectáculo de Lola Lola) na sua cidade natal e ironia do destino, no cabaret "O Anjo Azul" onde a conheceu.
Um filme profundo e que mostra quão baixo um ser humano consegue descer (tudo por um amor "febril").
Nós achámos o filme algo pertubador mas ainda assim gostámos de o ver.

1 comentário:

  1. O filme que lançou Marlene Dietrich para o estrelato é um drama pesado realizado por Josef Von Sternberg. E embora Marlene tenha ficado conhecida para todo o sempre e a canção "Falling in Love Again" se tenha tornado um clássico, é Emil Jannings que se destaca no papel do professor austero levado à completa degradação física e moral pela jovem femme fatale. O filme ainda tem muitos resquícios do expressionismo, típico do cinema alemão e a exagerada interpretação de Jannings muito contribui para isso.
    7/10

    ResponderEliminar