segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Filme Nº85: Juiz Priest (1934)

Juiz Priest (1934)
Judge Priest 
John Ford 

O primeiro filme desta lista do famoso realizador John Ford, que nos conta a história de Billy Priest, mais conhecido por Juiz Priest. Lá na cidade todos o respeitam e é ele que por meios (não muito correctos) consegue manter a ordem da mesma.
Ajuda o sobrinho a ficar com a sua amada (contra a opinião de sua mãe), faz com que um ferreiro consiga a sua liberdade quando o mesmo é acusado, injustamente, pelo maléfico barbeiro.
O que queremos, sem dúvida, salientar é o papel do negro Stepin Fetchit, que quando aparece rouba todo o protagonismo de qualquer seu colega, pois está simplesmente genial - de chorar a rir.
O filme é interessante e aconselhamos a vê-lo.

1 comentário:

  1. Embora não esteja bem classificado no IMDB, este filme de John Ford é mais do que cinema, é uma pintura de um modo de vida. O filme apresenta-nos o Old South idílico, onde os brancos e os negros vivem em paz e harmonia. E para além da homenagem ao Sul é uma homenagem a Griffith, corporizada na presença de Henry B. Walthall, a estrela de BIRTH OF A NATION, no papel do reverendo que relembra as feridas da guerra civil.
    Talvez não tenha nada a ver com a realidade dos anos 90 do século XIX no Kentucky, mas é um filme idealista, uma pincelada duma paz idílica, onde todos podem viver em harmonia.
    7/10

    ResponderEliminar