quarta-feira, 29 de junho de 2011

Filme Nº16: Häxan (1923)

Häxan (1923)
Häxan
Benjamin Christensen

Mais um documentário, desta vez sobre bruxaria, mais propriamente, a História da bruxaria (mitos, Idade Média e a famosa Inquisição).
Christensen tinha um acutilante sentido de humor e tentou mostrar o histerismo em volta deste tema, mostrando imagens actuais (naquele tempo e apesar de tudo ainda está actual) e assim mostrando possiveis desordens comportamentais (doenças) que naquela época não eram explicáveis, logo eram considerados actos de bruxaria.
Tudo é brilhante neste filme, não há nada negativo a apontar.
Os cenários são simplesmente "brutais", as explicações são dadas muito detalhadamente, os actores também eles fizeram bem os seus papéis.
É impossivel ficar indiferente a este filme-documentário e para quem ainda não o tenha visto, é essencial que o veja.

1 comentário:

  1. Este invulgar filme é uma mistura de documentário com filme choque. A minha opinião sobre ele divide-se. Por um lado, apresenta-se como um documentário sério sobre o tema da feitiçaria, criticando a superstição e os crimes cometidos pela igreja. Por outro lado, apresenta dramatizações chocantes, alguma nudez e torturas, ao melhor estilo dos filmes choque dos nossos dias. De qualquer modo, é um filme marcante para a época.
    7/10

    ResponderEliminar