segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filme Nº13: O Doutor Mabuse (1922)

O Doutor Mabuse (1922)
Dr. Mabuse, Der Spieler
Fritz Lang

Este filme dividido em duas partes foi visto em 3 dias, devido ao cansaço que nós tinhamos os dois nestes dias que passaram. Por mais espectacular que o filme fosse, o cansaço venceu-nos sempre.
Dr. Mabuse, um verdadeiro camaleão, pois assume várias identidades e é o responsável por vários esquemas para obter dinheiro - tudo isto é passado na alta sociedade - e é também um verdadeiro controlador da mente.
Como nem sempre temos de ter a mesma opinião - neste caso especifico, sobre elegermos a cena mais marcante - acabamos por destacar as duas cenas que nos marcaram...
(Pedro): o Dr. Mabuse a controlar a mente do Conde para que este fizesse batota e assim arruinando a sua vida;
(Gema): a subita queda e posterior subida na Bolsa - tudo obra do vilão Dr. Mabuse - cena frenética e espectacular.
Achamos o filme algo confuso inicialmente, mas o seu desenvolvimento mostrou-se extremamente interessante - toda a 2ª parte é muito boa.

2 comentários:

  1. Outro que vi há muito tempo e que achei muitooo estranhooo...

    ResponderEliminar
  2. O filme de Fritz Lang que encarna todos os males da Alemanha de Weimar, vai beber muito aos VAMPIROS de Feuillade e mesmo a SPIDERS do mesmo Fritz Lang. Trata-se no entanto duma versão melhorada, menos inventiva mas mais psicológica e pode ser vista hoje de forma magnífica dado o excelente restauro feito em 2001. Ainda se notam alguns vestígios expressionistas.
    8/10

    ResponderEliminar