segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme Nº108: A Vida de Zola (1937)

A Vida de Zola (1937)
The Life of Emile Zola
William Dieterle 

Este biopic é sobre o famoso escritor, Émile Zola, interpretado magnificamente, por Paul Muni.
Mostra-nos a sua ascenção aquando da publicação do livro "Nana" que é sobre uma prostituta e posteriormente, o esforço árduo para que a verdade viesse ao de cima e a justiça fosse reposta com o caso de Alfred Dreyfuss, injustamente, acusado de traição á pátria.
Decide então publicar um artigo célebre e bastante polémico: "J'Accuse". Mas que deu os seus frutos e fez desenrolar toda a história francesa.
Sem dúvida que este biopic é espectacular e Muni é um excelente actor (mais uma vez comprovado através deste filme).

1 comentário:

  1. Mais uma das composições biográficas em que Paul Muni se tornou especialista. Neste caso, representa Emile Zola, o corajoso e truculento escritor e jornalista francês que se tornou famoso pelo caso Dreyfus.
    Esta interpretação foi premiada com uma nomeação para os Oscares. O filme foi premiado com os Oscares de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário (Joseph Schildkraut) e Melhor Argumento.
    Eu vi o filme em criança, na TV, muito por influência da minha mãe, que tem grande interesse por todos os casos de anti-semitismo, e o filme marcou-me imenso. Quando o revi agora, lembrava-me de muitas sequências ligadas ao caso Dreyfus.
    O filme é bastante bom, embora centrando-se no caso Dreyfus e não nos dizendo muito sobre a forma como Zola ganhou a sua consciência social, reflectida em livros como Germinal. A interpretação de Paul Muni é realmente notável.
    7/10

    ResponderEliminar