quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Filme Nº103: Romance de Um Aventureiro (1936)

Romance de Um Aventureiro (1936)
Le Roman d'Un Tricheur
Sacha Guitry 

O último filme de 1936 é uma comédia de Sacha Guitry e o filme relata-nos o percurso da vida do protagonista da história. O protagonista é nada mais, nada menos que o próprio Sacha Guitry e a história é relatada por ele - o personagem relata as suas memórias.
Tudo começa quando ele é o único sobrevivente da familia de 11 - é punido por roubar, assim não come os cogumelos que a familia toda come e assim acaba por ser salvo.
E por aí fora com todas as aventuras pelo meio e bem divertidas.
Um filme bem divertido e muito bem feito - aquela abertura do filme é fantástica! - apesar de não ser tão conhecido como outros. 5*

1 comentário:

  1. A história de ROMANCE DE UM AVENTUREIRO começa e termina com um infortúnio pessoal.
    Quando era um rapaz, o nosso herói é apanhado a roubar dinheiro da caixa da loja do pai. Como castigo, não janta e assim salva-se de morrer envenenado pelos cogumelos que o tio tinha apanhado e que os restantes doze elementos da família comeram. Sozinho no mundo, vai viver para casa duns tios sem escrúpulos, que lhe roubam a herança. Perante estas situações, ele conclui que o crime compensa e resolve passar o resto da sua vida na desonestidade. Depois de diversas aventuras torna-se um batoteiro profissional. A sua carreira vai de vento em popa até reencontrar o homem que lhe havia salvado a vida na I Grande Guerra e que tinha perdido um braço nessa giesta heróica. Envergonhado, resolve abandonar a vida criminosa e torna-se polícia!!
    O filme é considerado um dos melhores de Sacha Guitry e é uma engraçadissima comédia caracterizada pela ausência de diálogos e pela narração viva do próprio Guitry.
    Trata-se assim duma espécie de filme mudo com narração.
    Como muitas outras obras-primas, o filme teve críticas pouco favoráveis à data da sua estreia.
    8/10

    ResponderEliminar