quarta-feira, 1 de junho de 2011

Filme Nº5: Intolerância (1916)

Intolerância (1916)
Intolerance
D.W. Griffith

Mais um filme de Griffith nesta lista.
Demorámos dois dias a vê-lo, devido á falta de tempo (aí é que tem estado o nosso verdadeiro desafio).
E mais uma vez, um filme muitissimo bom. Desta vez não pôs em causa qualquer questão racial, mas os "desafios" do Amor através dos tempos - quatro épocas distintas/ quatro histórias.
Estas quatro histórias são "contadas" alternadamente e sempre divididas pela imagem de uma mulher a embalar um berço.
Temos a história de Jesus e os acontecimentos mais importantes na vida deste.
Depois temos a história da Babilónia com o seu Rei Belshazzar a ser traído apesar da "Rapariga da Montanha" o ter avisado.
Temos também a história do massacre aos protestantes franceses no dia de S. Bartolomeu e como a "Rapariga de Olhos Castanhos" é cobiçada - e por isso assassinada.
Por fim temos a história dos "tempos modernos" (temos que pensar que o filme é de 1916), com um casal em que tudo corre mal, por vários equivocos, que leva a um julgamento e posterior sentença de morte. Até ao último minuto ficamos sem respiração, para ver se o Governador chega a tempo de evitar uma injustiça.
Pensávamos mesmo que o filme iria acabar todo mal.
Será que acertámos? Será que o Governador evitou uma morte tão injusta?
Para saberem a resposta vejam mesmo o filme. 

1 comentário:

  1. Trata-se do filme feito por Griffith para responder às muitas críticas que lhe foram feitas depois de BIRTH OF A NATION. Ele tenta aqui um épico de dimensões gigantescas, sobre a intolerância através dos tempos, com quatro histórias separadas que se entrecruzam na montagem. Para a época, era muita avançado e não teve o sucesso que merecia. No entanto, a escala, os planos e a montagem deixaram INTOLERÂNCIA num lugar ímpar na história do cinema e uma influência decisiva em realizadores como Eisenstein.

    ResponderEliminar