terça-feira, 28 de junho de 2011

Filme Nº14: Nanuk, o Esquimó (1922)

Nanuk, o Esquimó (1922)
Nanook of the North
Robert J. Flaherty

O primeiro documentário desta lista de filmes, que conta a vida de Nanuk e sua familia - todas as peripécias do dia-a-dia desta familia.
De certa forma, mostra-nos a vida quotidiana dos esquimós, constantemente, a ser posta á prova com vários desafios perigosos.
Nanuk e a sua familia morreram pouco tempo depois do final das filmagens, devido ás adversidades que se lhes depararam, o que de certa forma, deu mais relevância ao final do filme.
Um documentário muito bom, tirando as partes da morte dos animais - sendo esta a opinião do elemento feminino desta dupla de cinéfilos.
Com este documentário, a ver seriamente, vemos quão dura a vida pode ser.

2 comentários:

  1. Ó p'a minha ignorância... Eu (acho que ainda) tenho, guardado na arrecadação, um livro sobre o Nanook - creio que é dos anos 70 do século 20 - mas não sabia que tinha sido feito um documentário.... SHAME ON ME!

    ResponderEliminar
  2. Considerado o pai do documentário, Robert Flaherty dirigiu este filme nas planícies geladas do Ártico. No entanto, o filme está envolto em controvérsia, pois não é um documentário puro, devido às imensas encenações feitas para a câmara e mesmo à alteração dos hábitos dos Inui, que nesta altura já eram muito "civilizados".
    7/10

    ResponderEliminar