quarta-feira, 4 de julho de 2012

Filme Nº117: A Mulher do Padeiro (1938)

A Mulher do Padeiro (1938)
La Femme du Boulanger
Marcel Pagnol 

Este filme francês, conta-nos a história de um padeiro e a sua esposa, recém-chegados a uma pequena aldeia francesa, onde para espanto de todos, a mulher foge com o pastor após o primeiro dia de lá chegarem.
Incrédulo com a esposa, Castanier (Raimu) entra em depressão por não a encontrar e também porque não quer acreditar na traição desta e assim acaba por não voltar a fazer pão para desespero da população.
A população acaba assim por se juntar toda, para a encontrarem e a trazerem de volta, o que acaba por acontecer para que tudo acabe bem.
Achámos algumas partes do filme bastante engraçadas, mas acaba por ser um pouco irritante ver como Castanier consegue ser tão ingénuo e ao mesmo tempo teimoso ao não querer ver o que está á vista de todos.
O final é sem dúvida o máximo pois, como não consegue descarregar a fúria na mulher, toda a sua ira é voltada para a gata (Pomponette), acabando por a acusar de ter traído Pompon - mostrando a situação que ele próprio estava  a viver e a sentir com a sua esposa Aurélie.
Não é espectacular, mas ainda assim tem partes que fazem valer a pena ser visto.

2 comentários:

  1. Acho que todos os grandes cinéfilos tem o sonho de ler esse livro e posteriormente ver todos os filmes que estão ai, mesmo a mim já me passou pela cabeça fazer, mas até hoje não ganhei coragem. Parabéns pela iniciativa e mesmo que o desafio não seja cumprido dentro do prazo(que me parece impossivel) não desistam. Pois ao ler aqui as criticas até me deu vontade de cometer a mesma loucura!

    ResponderEliminar
  2. Hi! Great site! I'm trying to find an email address to contact you on to ask if you would please consider adding a link to my website. I'd really appreciate if you could email me back.

    Thanks and have a great day!

    ResponderEliminar